RONDÔNIA: SENADOR RAUPP SE REÚNE COM TAXISTAS E MOTO-TAXISTAS PARA DEBATER REGULAMENTAÇÃO DAS PROFISSÕES

23-12-2009 21:49

 

A regulamentação da profissão de taxista e a regularização dos serviços de mototáxi, moto-frete e motoboy foram os pontos principais que marcaram as reuniões que o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) realizou com taxistas e mototaxistas de cerca de 15 municípios rondonienses, neste final de semana.        

O ciclo de reuniões que se iniciou na manhã de sexta-feira (18), em Guajará-Mirim  terminou na tarde de segunda-feira (21), em Ariquemes, quando o senador esteve  com os taxistas na estação Rodoviária e com os mototaxistas, na sede da Associação dos Mototaxistas (AMOTA).         

Nos encontros com as duas categorias profissionais, o senador adotou o estilo de “reuniões rápidas e descontraídas”, em virtude da natureza do trabalho de cada. Mesmo assim contou com a presença expressiva desses profissionais que ouviram as explanações do senador sobre a sua luta e da deputada Marinha Raupp, em Brasília em  prol da regulamentação das duas profissões.  

Durante os encontros com os mototaxistas, o senador mostrou o colete de segurança que todos deverão usar, e disse que se emprenhará para que todos disponham deste equipamento de trabalho, até o próximo ano.”Estou conversando com os prefeitos municipais que para seja viabilizado o apoio neste sentido”,disse.  O senador também entregou, a cada mototaxista, uma cartilha informativa para que os profissionais conheçam seus direitos e deveres no processo de regulamentação da profissão.   

“Como a regulamentação envolve os poderes Executivo e Legislativo, estamos discutindo com prefeitos, vereadores e os mototaxistas, a maneira mais rápida do serviço ser regularizado nos municípios”, afirmou o senador. 

Em Ariquemes, o presidente da Associação dos Mototaxistas (AMOTA), Joel considerou a reunião importante. “O Raupp sempre foi um grande defensor da regularização da profissão dos mototaxistas, e ter uma reunião onde ele fala diretamente para todos os associados é de muita importância para nós” afirmou o presidente da Associação. 

Hoje, a AMOTA conta com 410 associados, onde desses, 232 são titulares e 178 são suplentes, que se revezam para atender as mais de 1.200 chamadas recebidas, diariamente, na central de atendimento, além das corridas que os mototaxistas realizam nas ruas. 

Já nas reuniões com os taxistas, o senador debateu sobre o projeto de lei nº 175/2005, de sua autoria, regulamentando a categoria profissional.  A matéria foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, em decisão terminativa, e se encontra na Câmara dos Deputados, aguardando votação. 

                                           “Nas reuniões com os taxistas ouvi sugestões e apoios ao meu projeto” ressaltou o senador ao destacar que na Câmara dos Deputados, a deputada Marinha Raupp fará todo esforço para que o presidente, Michel Temer (PMDB-SP), agende a votação da matéria o mais breve possível. Se ocorrer no primeiro semestre de 2010, será uma grande conquista para os profissionais que trabalham nos centros urbanos oferecendo conforto e segurança aos passageiros, observou o senador Raupp. 

A maratona de reuniões ocorreu nas cidades de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Porto Velho, Vilhena, Colorado do Oeste, Cabixi, Cerejeiras, Cacoal, Cujubim, Alto Paraíso, Presidente Médici, Ji-Paraná, Ouro Preto, Jaru e Ariquemes.

 

             

FONTE: Ribamar Rodrigues - Assessor de Imprensa